O problema antropológico da escatologia, parte 3: a divisão final entre filhos da luz e filhos da escuridão

Na terceira parte de seu estudo, Alexander Dugin compara os mundos espiritual e físico, concentrando-se na divisão da humanidade após o Juízo Final. Quem está destinado a viver para sempre e quem está destinado a perecer no abismo é uma questão que preocupa os homens desde o seu nascimento.

Encontramos este dualismo antropológico em um contexto puramente cristão com o Apóstolo Paulo. Em sua primeira carta aos Tessalonicenses (1 Tessalonicenses 5:5-8), ele escreve:

5 Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.
6 Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;
7 pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite.
8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.

5. πάντες ὑμεῖς υἱοὶ φωτός ἐστε καὶ υἱοὶ ἡμέρας. οὐκ ἐσμὲν νυκτὸς οὐδὲ σκότους.
6. ἄρα οὖν μὴ καθεύδωμεν ὡς καὶ οἱ λοιποί, ἀλλὰ γρηγορῶμεν καὶ νήφωμεν.
7. οἱ γὰρ καθεύδοντες νυκτὸς καθεύδουσι, καὶ οἱ μεθυσκόμενοι νυκτὸς μεθύουσιν·
8. ἡμεῖς δὲ ἡμέρας ὄντες νήφωμεν, ἐνδυσάμενοι θώρακα πίστεως καὶ ἀγάπης καὶ περικεφαλαίαν ἐλπίδα σωτηρίας·

No Evangelho de João (João 12:36), o próprio Cristo diz o seguinte sobre os “filhos da luz”:

Creiam na luz enquanto vocês a têm, para que se tornem filhos da luz. Terminando de falar, Jesus saiu e ocultou-se deles.

ἕως τὸ φῶς ἔχετε, πιστεύετε εἰς τὸ φῶς ἵνα υἱοὶ φωτὸς γένησθε. Ταῦτα ἐλάλησεν Ἰησοῦς, καὶ ἀπελθὼν ἐκρύβη ἀπ’ αὐτῶν.

A divisão do Apóstolo Paulo entre ‘filhos da luz’ (υἱοὶ φωτός) e ‘filhos das trevas’ (υἱοὶ σκότους) chama nossa atenção para o mesmo dualismo antropológico. Aqueles que estão com Deus, com Cristo, que acreditam na luz, são a humanidade de Abel, de Noé, dos antepassados, dos santos e mártires. Eles, estando no tempo, preparam com seu ser os animais para o sacrifício do Juízo Final — as ovelhas, os cordeiros. Esta é uma humanidade de luz.

Mas as pessoas não se tornam assim por predestinação, por nascimento ou por condições mecânicas rígidas, mas por livre escolha. Somente aqueles que são absolutamente livres podem escolher entre a luz e a escuridão. É por isso que o apóstolo Paulo convida os cristãos a “se tornarem” filhos da luz: para estarem acordados, não para dormir, para acordarem da inércia da vida cotidiana.

Ser “filhos da luz” significa assumir a posição de “filhos da luz”.

Cristo diz a mesma coisa no Evangelho de João: “Creiam na luz enquanto vocês a têm, para que se tornem filhos da luz”. Se vocês acreditarem, vocês se tornarão filhos da luz. Ninguém nasce deliberadamente como filho da luz. O homem sempre define sua própria natureza, colocando-a ou acima de si mesmo — no reino dos anjos fiéis —, ou abaixo de si mesmo — sucumbindo à atração de Dennitsa, afundando-se no sheol, escorregando no abismo de Abadom.

E se um homem cai, se afasta da luz, torna-se um “filho das trevas”, um “filho da noite”. E novamente: ele não nasce, mas se torna, constituindo seu ser com o apoio da liberdade — mente e vontade. Ninguém pode ser forçado a se tornar um “filho da luz” ou um “filho da escuridão”. Há sempre uma escolha. O homem é a verdadeira escolha. Isto, de fato, é o que nos dizem os Salmos e os Evangelhos, a Bíblia como um todo.

Antropologia e Física da Ressurreição

O Juízo Final ocorre após a ressurreição dos mortos. O ensino cristão especifica que “nem todos morrerão, mas todos serão transformados”. O Apóstolo Paulo escreve (1 Coríntios 15:51-52):

51 Eis que eu digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.

51. ἰδοὺ μυστήριον ὑμῖν λέγω· πάντες μὲν οὐ κοιμηθησόμεθα, πάντες δὲ ἀλλαγησόμεθα,
52. ἐν ἀτόμῳ, ἐν ῥιπῇ ὀφθαλμοῦ, ἐν τῇ ἐσχάτῃ σάλπιγγι· σαλπίσει γάρ, καὶ οἱ νεκροὶ ἐγερθήσονται ἄφθαρτοι, καὶ ἡμεῖς ἀλλαγησόμεθα.

O dualismo da antropologia escatológica será totalmente revelado após esta metamorfose fundamental da humanidade, quando os mortos ressuscitados coexistirem com os vivos convertidos — revestidos de carne incorruptível.

Para compreender melhor o significado da ressurreição dos mortos, cuja expectativa está incluída no Credo do Cristão e é, portanto, parte integrante de toda doutrina, devemos olhar para as etapas da criação. Os processos escatológicos repetem parcialmente as etapas da criação em ordem inversa. A criação vem de Deus e é dirigida para o exterior (para Ele). O fim dos tempos traz a criação de volta a Deus, coloca-a diante de Deus — levando-a ao seu julgamento. Este retorno é a ressurreição universal, quando todo o conteúdo da história mundial é recriado instantânea e simultaneamente.

Entretanto, a humanidade ressuscitada requer condições ontológicas diferentes das do mundo em que nos encontramos. Estas condições podem ser resumidas como a física da ressurreição. Há outras leis em jogo, além do tempo e do espaço. O Apóstolo Paulo diz isto sobre a física da ressurreição (1 Coríntios 15:39-44):

39 Nem toda carne é a mesma: os homens têm uma espécie de carne, os animais têm outra, as aves outra, e os peixes outra.
40 Há corpos celestes e há também corpos terrestres; mas o esplendor dos corpos celestes é um e o dos corpos terrestres é outro.
41 Um é o esplendor do sol, outro o da lua, e outro o das estrelas; e as estrelas diferem em esplendor umas das outras.
42 Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível;
43 é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder;
44 é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual.

39. οὐ πᾶσα σὰρξ ἡ αὐτὴ σάρξ, ἀλλὰ ἄλλη μὲν ἀνθρώπων, ἄλλη δὲ σὰρξ κτηνῶν, ἄλλη δὲ ἰχθύων, ἄλλη δὲ πετεινῶν.
40. καὶ σώματα ἐπουράνια, καὶ σώματα ἐπίγεια· ἀλλ’ ἑτέρα μὲν ἡ τῶν ἐπουρανίων δόξα, ἑτέρα δὲ ἡ τῶν ἐπιγείων.
41. ἄλλη δόξα ἡλίου, καὶ ἄλλη δόξα σελήνης, καὶ ἄλλη δόξα ἀστέρων· ἀστὴρ γὰρ ἀστέρος διαφέρει ἐν δόξῃ.
42. οὕτω καὶ ἡ ἀνάστασις τῶν νεκρῶν, σπείρεται ἐν φθορᾷ, ἐγείρεται ἐν ἀφθαρσίᾳ·
43. σπείρεται ἐν ἀτιμίᾳ, ἐγείρεται ἐν δόξῃ· σπείρεται ἐν ἀσθενείᾳ, ἐγείρεται ἐν δυνάμει·
44. σπείρεται σῶμα ψυχικόν, ἐγείρεται σῶμα πνευματικόν. ἔστι σῶμα ψυχικόν, καὶ ἔστι σῶμα πνευματικόν.

Estas são as propriedades do corpo ressuscitado. E é:

  • incorruptível,
  • em glória,
  • em poder,

Assim também a segunda vinda de Cristo terá lugar no poder e na glória. Daí a expressão Salvador em poder, que se refere à figura de Cristo, o Todo-Poderoso, sentado no trono do céu. Aqui a imperviedade e a natureza espiritual do mundo é revelada diretamente como uma área de experiência direta. O momento do Juízo Final revela uma dimensão ontológica especial.

Criação eterna

A física da ressurreição se tornará mais clara para nós se refazermos cuidadosamente as etapas do processo cosmogônico.

A principal diferença ontológica na religião é o par criador-criação, Deus e o mundo. Deus é eterno, imutável, primordial, não criado. O mundo é colocado no tempo, ou seja, finito, limitado e criado. Esta é a base da teologia e de toda a tradição da Igreja.

Entretanto, além desta distinção básica, já na própria criação se deve distinguir pelo menos dois níveis, duas fatias — corpórea e espiritual. Isto se refere ao espírito criado, não ao Espírito Santo que é Deus e a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. A esta área do espírito pertencem o paraíso celestial e as hostes de anjos, bem como a congregação daqueles santos que, através de sua fé, obras e trabalho, alcançaram o espírito e foram transformados na nova natureza — tornaram-se, no sentido pleno da palavra, “filhos da luz”.

A outra área do mundo criado é o reino da carne, que é mais denso e mais grosseiro do que os mundos espirituais

As leis de tempo e espaço se aplicam à criação corpórea e determinam a vida, as formas e o tempo dos corpos e fenômenos corpóreos. Os mundos espirituais são governados por outras leis. No mundo espiritual, não existe tal coisa como “tempo” e “espaço”. Os mundos espirituais são criação, não Deus. Portanto, eles são parcialmente semelhantes ao mundo corpóreo (criado e finito), mas também mais próximos do próprio Deus (não há tempo e espaço).

É por isso que o próprio Cristo diz: “O reino de Deus está dentro de vós” (Lucas, 17:21). Este reino do espírito, como já mencionado, não está sujeito às leis do tempo e do espaço (assim, sendo todo-abrangente, ele é capaz de se ajustar ao coração humano). Em comparação com a totalidade da história do mundo corpóreo, o reino espiritual é eterno.

Assim são os anjos, os espíritos inteligentes, a “segunda luz”. Eles pertencem a esta dimensão espiritual — vertical ao cosmo corpóreo. Eles podem estar em qualquer lugar e a qualquer momento. Eles não estão sujeitos à morte e à decadência. Mas, ao mesmo tempo, são fundamentalmente finitos, uma vez que não eram e uma vez que não serão. Diz-se que “os céus passarão” (Mateus, 24:35). Da mesma forma, a criação espiritual passará. Em comparação com a criação corpórea, ela é eterna. Comparada com a verdadeira eternidade de Deus, ela é finita e relativa.

No processo de criação, o mundo espiritual ocupa o primeiro lugar, começa com ele. Os seres espirituais — os anjos — foram criados em primeiro lugar e ajudam Deus a ordenar a criação. O mundo corpóreo — com o tempo e o espaço — é formado na etapa seguinte. Na cruz da criação, primeiro se desenha a vertical da eternidade e só depois a horizontal do mundo corpóreo. O homem está no centro desta cruz — ele está no centro do mundo corpóreo e no centro da vertical da criação eterna — entre os anjos bons e maus.

No final dos tempos, este processo ocorre na direção oposta. Primeiro, o mundo corpóreo é elevado ao mundo espiritual-celestial, e este é o momento da ressurreição dos mortos. E então esta criação ressuscitada — eterna — é trazida antes do Juízo Final. O tempo horizontal ascende à eternidade vertical.

A ressurreição não é, portanto, um retorno à vida corporal terrestre, mas às estruturas da criação espiritual. Daí as seguintes características da física da ressurreição: impervibilidade, poder, glória, espírito. Estes mesmos atributos são próprios dos anjos. Cristo respondeu aos saduceus que negaram a ressurreição (Marcos 12:25):

Quando os mortos ressuscitam, não se casam nem são dados em casamento, mas são como os anjos nos céus.

ὅταν γὰρ ἐκ νεκρῶν ἀναστῶσιν, οὔτε γαμοῦσιν οὔτε γαμίζονται, ἀλλ’ εἰσὶν ὡς ἄγγελοι οἱ ἐν τοῖς οὐρανοῖς.

Esta comparação não implica imortalidade, mas o próprio corpo da ressurreição mudará sua natureza, tornando-se espiritual, celestial e imperecível (embora finito) em comparação com os corpos terrestres normais.

Ressurreição eterna

Se a ressurreição dos mortos ou a mudança dos vivos que serão arrebatados na Terra pela Segunda Vinda recriar, isto é, uma criação espiritual eterna, então deve-se notar que o tempo da ressurreição não pode ser associado unicamente com a estrutura do tempo. O tempo da ressurreição não é um tempo comum. Em certo sentido, é um tempo especial e conseqüentemente o mundo espiritual da eternidade criada está sempre presente, desde o início do mundo até o fim.

Da mesma forma, há sempre anjos, entidades espirituais. Eles não vêm ao mundo como pessoas corpóreas e não o abandonam. Eles são apenas visíveis ou invisíveis. Da mesma forma, há pessoas que se erguerão novamente. Para que elas sejam ressuscitadas, elas já devem estar — em certo sentido, sempre. Não necessariamente no tempo e no corpo, mas necessariamente na concepção, em seu sentido. Para poder ressuscitar às vezes, é preciso ressuscitar sempre — nesta dimensão vertical, ressuscitar no espírito.

Isto é exatamente o que o cristianismo defende. Cristo não ressuscitará a todos simplesmente ressuscitando dos mortos, mas ele já ressuscitou a todos porque recriou, renovou a criação, restaurou sua estrutura espiritual.

Em todo ser humano, sob a física comum, está a física da ressurreição. Sob o homem corpóreo está o homem espiritual, que pertence ao mundo da ressurreição, ao reino dos céus.

A ressurreição, não sendo um acontecimento no tempo, é um acontecimento na eternidade, ou seja, está sempre ativa. E assim é agora.

A linha divisória entre os vivos e os mortos, na visão da ressurreição, foi apagada. Todos estão igualmente confrontados com o problema fundamental da escolha. A vida corporal, precisamente por causa de sua extrema distância de Deus, oferece oportunidades únicas para demonstrar devoção a Deus — apesar do fato de que as próprias condições da existência terrena forçam alguém a negar Seu ser.

Mas o homem não pode ser totalmente privado da mente e da vontade, ou seja, do envolvimento no mundo do espírito. Caso contrário, ele seria uma máquina ou um animal. Portanto, no fundo de cada alma humana, existe uma área fundamental de escolha.

Este é o território do corpo da glória, o corpo da ressurreição. Ele existe não apenas depois, mas agora, sempre. Ele está — como o Adão original — na vertical entre o arcanjo Miguel (que é como Deus) e o anjo caído, o diabo, o Dennitsa, o “filho do amanhecer”. É este posicionamento ontológico de seu coração — na linha da criação eterna e, consequentemente, no reino da ressurreição — que torna o homem humano.

A antropologia escatológica não se refere ao futuro, no sentido comum, mas ao presente eterno.

É importante atentar para o que diz o Credo sobre a segunda vinda de Cristo:

De novo há de vir em Sua glória, para julgar os vivos e os mortos

Καὶ πάλιν ἐρχόμενον μετὰ δόξης κρῖναι ζῶντας καὶ νεκρούς

Aqui deve ser enfatizado que Cristo também julgará os “vivos”, não apenas os mortos ressuscitados. Mas estes serão “vivos” especiais — já “transfigurados” (ἀλλαγγησόμεθα – do verbo ἀλλάσσω), de acordo com o apóstolo. O que é esta mudança?

Ela devolve ao homem o ‘corpo de glória’, o ‘corpo de espiritualidade’ sem que ele tenha que passar pelas três etapas sucessivas — nascimento no corpo, morte, ressurreição. Tal mudança — embora como um caso extremo — é possível precisamente devido à natureza intrínseca do homem de “eternidade em criatura”. No nível mais profundo de seu ser, ele já é ressuscitado, e esta ‘ressurreição’ pode ocorrer através da morte ou contornando-a.

Santos, mártires e aqueles cristãos que desenvolveram plenamente sua identidade cristã são capazes de alcançar o estado de “ressurreição” antes do Juízo Final. O fenômeno das relíquias imperecíveis e outras relíquias está relacionado a isto. Os corpos dos próprios santos são transfigurados, emergindo das condições materiais do tempo.

Isto significa que o homem espiritual, o homem poderoso, o corpo de glória, já está em cada um de nós, e esta é a maneira do cristão mudar a si mesmo já durante sua vida, a fim de estar o mais próximo possível das condições ontológicas do Juízo Final. Devemos nos esforçar para chegar a este Tribunal o quanto antes, sem esperar o fim dos tempos, e é justamente a vontade de fazer uma mudança correspondente na natureza humana que leva à segunda vinda do Salvador.

Tal mudança de vida significa tornar-se um “filho da luz”, despertar e compartilhar irrevogavelmente o próprio destino com os “filhos das trevas”, que estão em um estado de sono insensível e sem sentido.

Fonte: Geopolitika.ru
Tradução: Augusto Fleck

Imagem padrão
Aleksandr Dugin

Filósofo e cientista político, ex-docente da Universidade Estatal de Moscou, formulador das chamadas Quarta Teoria Política e Teoria do Mundo Multipolar, é um dos principais nomes da escola moderna de geopolítica russa, bem como um dos mais importantes pensadores de nosso tempo.

Artigos: 598

Deixar uma resposta