Vazamentos comprovam que a Reuters trabalha para a Inteligência Britânica

Escrito por Kit Klarenberg
O Anonymous expôs documentos classificados do governo britânico que demonstram que a Reuters tem sido utilizada desde os anos 40 para cooptar jornalistas estrangeiros, plantar notícias e narrativas que só interessam a Londres e promover a desestabilização de outros governos.

A Fundação Reuters é uma instituição de caridade de renome ligada ao famoso conglomerado de notícias. Mas arquivos vazados recentemente mostram como ela está ajudando o governo britânico a servir os interesses de Londres em todos os cantos do globo.

Entre uma parcela de arquivos secretos do Departamento do Exterior, da Commonwealth & do Desenvolvimento (FCDO) do Reino Unido recentemente vazados pelo coletivo hacktivista Anônimo estão documentos indicando que a Thomson Reuters Foundation (TRF) – o braço “filantrópico” do conglomerado de notícias Thomson Reuters – engajou-se em iniciativas de guerra informacional em nome de Whitehall.

Estes esforços fazem parte de um esforço mais amplo para demonizar, desestabilizar e isolar a Rússia, no país e no exterior. Sob a direção de Whitehall, a Reuters cultivou secretamente jornalistas russos, estabeleceu redes de influência dentro e fora da Rússia e promoveu propaganda pró-Whitehall e anti-Moscou nas regiões de língua russa.

Estas atividades foram amplamente expostas pelo jornalista Max Blumenthal. As propostas da Fundação Reuters para os projetos apresentados à FCDO foram assinadas por sua CEO Monique Villa, ex-diretora administrativa da Reuters Media e agora conselheira do CEO da Thomson Reuters, sugerindo que a própria empresa está diretamente envolvida nas operações secretas de sua frente “sem fins lucrativos” nos mais altos níveis.

Além disso, as contribuições da Fundação também revelam o papel insidioso que ela tem desempenhado na promoção dos objetivos financeiros, geopolíticos e ideológicos de Londres em outras partes do mundo.

Por exemplo, um arquivo detalha como a Reuters tem “[estabelecido] serviços de notícias” em “países de interesse” para a FCDO. Um exemplo citado desta atividade é a criação da Aswat Masriya, um meio de comunicação “independente”, pela Reuters, na esteira da revolução egípcia de 2011.

A operação foi secretamente financiada pela FCDO, no valor de £2 milhões, e era gerenciada a partir dos escritórios da Newswire no Cairo, que “forneceu folha de pagamento, recursos humanos e suporte de segurança”.

“[A Aswat Masriya] tornou-se a principal organização de mídia local independente do Egito até seu fechamento… Seu conteúdo foi oferecido para sindicação gratuita em toda a região”, ostenta o documento. “Em 2016, [ele] tornou-se um dos 500 sites mais visitados no Egito”.

Surpreendentemente, o indivíduo responsável pela criação da plataforma foi Will Church, o ‘Chefe de Projetos de Jornalismo’ da Fundação Reuters. Um currículo vazado revela que ele desempenhou um papel de destaque nas várias operações secretas financiadas por Londres na Rússia.

Um perfil ainda atual da TRF do empreendimento Aswat Masriya afirma que 300 egípcios foram treinados através do projeto, com este exército de jornalistas gerando mais de 300 histórias a cada semana, que foram devidamente captadas por mais de 50 veículos de mídia em todo o mundo semanalmente.

A justificativa do Reino Unido para iniciar o empreendimento em uma época de tanta agitação não poderia ser mais clara. A destituição do líder egípcio Hosni Mubarak em 2011, e a difícil transição do país para a democracia, representavam tanto oportunidades significativas quanto desafios para Whitehall.

A revolução e a subseqüente eleição do candidato da Irmandade Muçulmana Mohamed Morsi, teve o potencial de ameaçar os significativos interesses econômicos de Londres no Cairo e na região de forma mais ampla. O estabelecimento de uma plataforma de notícias “neutra” que emitisse conteúdo tanto para consumo doméstico quanto internacional permitiria, portanto, ao FCDO manter um grau de controle narrativo à medida que os eventos se desenrolassem no país.

O site da Aswat Masriya não é mais funcional, mas sua página no Facebook é altamente esclarecedora. Por exemplo, ela relatou acriticamente a vitória eleitoral “esmagadora” do presidente Abdel Fattah al-Sisi em 2014.

Nessa votação, o ex-chefe do exército, que liderou o golpe que depôs Morsi um ano antes, recebeu um inacreditável 96,91% dos votos – um total assombroso, pelo menos parcialmente explicável por ele concorrer praticamente sem concorrentes depois que a maioria dos outros candidatos foram presos ou desistiram da disputa. Sem surpresas, observadores estrangeiros alegaram que o processo ficou muito aquém dos padrões democráticos.

Um ano antes, as forças de segurança egípcias sob o comando de Sisi tinham brutalmente esmagado um protesto na Praça Rabaa al-Adawiya no Cairo, massacrando pelo menos 817 pessoas – a Human Rights Watch o chamou de “talvez a maior matança em massa de manifestantes em um único dia da história moderna”.

“Usando blindados, bulldozers, forças terrestres e franco-atiradores, a polícia e o pessoal do exército atacaram o acampamento improvisado de protesto e atiraram em manifestantes”, a organização registrou. No entanto, pouca referência ao derramamento de sangue foi feita por Aswat Masriya.

Por outro lado, o canal compartilhou repetidamente um artigo relatando os resultados de uma investigação oficial sobre o massacre, que culpava o número de mortos nos próprios manifestantes, alegando que eles “iniciaram” ataques às forças de segurança. A alegação da Anistia Internacional de que a investigação era uma artimanha criada especificamente para proteger as forças de segurança de qualquer crítica não foi mencionada.

Da mesma forma, o Presidente Sisi disse ao Congresso dos EUA em novembro de 2016 que as liberdades e os direitos humanos no Egito não deveriam ser percebidos desde “uma perspectiva ocidental”, devido às “diferenças nos desafios e nas circunstâncias locais e regionais”, foi promovido sem comentários ou análises complementares.

Pelo próprio cálculo de Whitehall, o governo de Sisi tem sido tipificado por torturas sempre crescentes, brutalidade policial, estupro de prisioneiros, desaparecimentos forçados, mortes em detenção e outros horrores. Dos cerca de 100.000 prisioneiros do país, 60.000 são presos políticos.

Apesar da consciência deste terrível estado de coisas – e o FCDO categorizando o Cairo como um “país prioritário em matéria de direitos humanos” – as condenações oficiais de Londres são inexistentes. De fato, o embaixador britânico no Cairo John Casson saudou Sisi por “construir um país mais estável, próspero e democrático”, elogiando até mesmo as “duras medidas de segurança” de seu governo. A razão aparente de tal ignorância voluntária foi fornecida pelo próprio diplomata em 2016.

“Estamos orgulhosos de sermos o maior investidor do Egito e de nosso comércio que vale mais de £1,5 bilhões por ano. Mas estamos famintos por mais”, disse ele.

Da mesma forma, não foi possível detectar nenhum vestígio deste ambiente de deterioração dos direitos humanos a partir da produção da Aswat Masriya. A plataforma finalmente fechou em março de 2017; um comunicado à imprensa observava que a Reuters não conseguiu “encontrar uma fonte sustentável de financiamento para a plataforma”.

Não se sabe por que a FCDO decidiu parar de apoiar a rede midiática, especialmente dado que sua influência dentro e fora do Egito era provavelmente significativa – o mesmo comunicado afirmava que ela produziu “mais de 80.000 histórias de texto e multimídia” que eram “gratuitas para republicação” em inglês e árabe. Talvez ela tivesse cumprido seu objetivo fundador, de ajudar a garantir que um governo adequadamente agradável fosse instalado com segurança no Cairo.

Os jornalistas da Reuters já foram instrumentalizados por Whitehall para fins malignos no passado. Em 1948, o FCDO criou o Departament de Pesquisa em Informação (IRD), uma organização clandestina de inteligência anti-soviética que teve um impacto sísmico nas reportagens da mídia ao longo de sua existência.

Quando foi dissolvida em 1977, já era um dos maiores departamentos da FCDO. Em 1949, a IRD tinha uma equipe de apenas 52 funcionários, com sede em Londres – em meados dos anos 60, empregava 390 funcionários, incluindo 48 no exterior, possuía um vasto orçamento e se coordenava semanalmente com o MI5, o MI6 e a BBC World Service.

“[IRD] espalhou uma incessante produção de propaganda (ou seja, uma mistura de mentiras e fatos distorcidos) entre jornalistas de alto nível que trabalhavam para as principais agências, jornais e revistas… assim como para todos os outros canais disponíveis”, observaram os jornalistas Paul Lashmar e James Oliver. “Ela trabalhou no exterior para desacreditar os partidos comunistas na Europa Ocidental que poderiam ganhar uma fatia do poder por meios inteiramente democráticos, e em casa para desacreditar a esquerda britânica”.

Durante sua vida, a IRD desempenhou um papel fundamental na remoção do líder indonésio Sukarno do poder, levando à morte de pelo menos meio milhão de pessoas; apoiou a entrada do Reino Unido na Comunidade Econômica Européia, o precursor da UE; e forneceu apoio fundamental às atividades do Exército Britânico na Irlanda do Norte durante as fases iniciais da “Era das Atribulações”.

Além disso, em janeiro de 2020 foi revelado que no final dos anos 60, o FCDO através da IRD financiou a criação do serviço de Oriente Médio da Reuters, para fornecer textos em inglês e árabe sobre eventos locais e mundiais, para reutilização por jornalistas internacionalmente – da maneira precisa da Aswat Masriya. Este financiamento complementou os subsídios secretos existentes para as notícias latino-americanas da Reuters pelo FCDO através de uma empresa de fachada.

“Há razões para acreditar que a Reuters está receptiva à idéia de que eles teriam que dar algo em troca… O que [o governo britânico] poderia assegurar, de fato, é a chance de influenciar em alguma medida toda a produção da Reuters”, declarou um arquivo desclassificado da FCDO. “Há aqui uma oportunidade de desenvolver um relacionamento [com] os interesses da Reuters…[do Reino Unido] devem ser bem servidos pelo novo acordo”.

Foi uma divulgação que provocou protestos – um porta-voz da Reuters disse à BBC que “o acordo” não estava “de acordo com nossos Princípios de Confiança e não faríamos isso hoje”.

“A Reuters não recebe financiamento do governo, fornecendo notícias independentes e imparciais em todas as partes do mundo”, acrescentou ele.

Tais garantias soam bastante vazias após o vazamento destes sensíveis arquivos da FCDO – e o Egito é provavelmente apenas um dos países no qual a Reuters tem conduzido uma operação de influência política e/ou mudança de regime por ordem clandestina da Whitehall.

O mesmo documento que estabelece a conivência da Aswat Masriya refere-se às “plataformas similares” criadas pela Reuters – The Source, no Zimbábue, e Myanmar Now na Birmânia – sendo lançadas para fornecer notícias “gratuitas” aos cidadãos dos respectivos países e aos falantes de inglês. É certamente significativo que os dois países – como o Egito – já contaram entre as possessões imperiais de Londres.

Sem surpresas, a cobertura do recente golpe militar em Naypyitaw atualmente aparece de forma proeminente no website deste último, embora estranhamente nenhuma menção à Fundação Reuters possa ser encontrada em qualquer lugar.

Fonte: RT

Deixe uma resposta